Para otimizar o tempo e o trabalho com processos logísticos em estoques, é necessário contar com materiais e recursos estratégicos. E, para isso, é necessário abordar a completa ação nos centros de distribuição, como o recebimento de mercadoria, a classificação de insumos e o armazenamento da produção. A movimentação de carga realizada de forma adequada alocará todos os elementos da produção, da entrada de insumos à saída de produto final, de uma maneira mais estratégica e eficiente para a indústria.
Para que seja eficaz, a movimentação de carga deve ser feita com equipamentos que auxiliem na agilidade e eficiência operacional, como veículos automatizados. O foco deste artigo é informa-lo sobre a ferramenta adequada para a logística interna de materiais de acordo com a necessidade da sua operação.
A movimentação de materiais em grande quantidade ou muito pesados deve ser feita utilizando ferramentas adequadas como empilhadeiras e paleteiras. As empilhadeiras são equipamentos para carregar cargas e são divididas em diversos grupos, veja:
Empilhadeiras à combustão:
As empilhadeiras a combustão atingem uma maior velocidade de deslocamento. Com relação ao preço para aquisição, é inferior aos movidos a eletricidade. No entanto, pelo fato de usar combustíveis como GLP, diesel ou gasolina, costumam emitir gases poluentes, o que dificulta a utilização em ambientes internos.
Empilhadeiras elétricas:
As empilhadeiras elétricas operam silenciosamente, o que a torna essencial para ser utilizada em lugares fechados. Geralmente esse equipamento é destinado à tarefas em corredores estreitos, por serem menores. Além de que, podem ser operadas em áreas de risco e possuem menor custo de manutenção.
Empilhadeiras manuais:
As empilhadeiras manuais possuem uma variedade muito grande, atendendo a diferentes necessidades. O grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-la em pé sobre o equipamento ou caminhando. Por não utilizar motor, o custo da empilhadeira manual acaba sendo menor que as outras abordadas, além de que, é ecologicamente correta, não emite fumaça e poluentes.