Durante a sua operação, uma indústria precisa lidar com o transporte de diversos itens, como mercadorias, ferramentas e equipamentos.
Dependendo do tamanho e do peso dessa carga, é necessário uma empilhadeira e tipo de pneu específico.
Com as escolhas certas, a operação se torna mais fácil, reduzindo atrasos e elevando a eficiência da indústria como um todo.
Em todo o caso, o industrial precisa analisar as seguintes informações para escolher uma empilhadeira alinhada às necessidades de sua indústria:
1- Peso da carga;
2- Dimensões da carga; e
3- Altura da carga.
A importância de computar essas informações está diretamente conectada a manutenção do equipamento e em garantir que ele entregue alta performance.
Existem quatro tipos de empilhadeiras:
1- Empilhadeiras manuais;
2- Elétricas;
3- À combustão;
4- Portuárias;
Veja como é caracterizada cada uma delas:
As empilhadeiras manuais são as que funcionam a partir da força motriz humana. Portanto, seus pneus e rodas são dotados de sistemas de rolamentos que facilitam a movimentação do equipamento. Destas manuais, ainda existem as paleteiras, de torre de elevação e ainda as que são movimentadas manualmente, mas com o esforço de levantar as cargas por motores elétricos.
Já as elétricas, são alimentadas através de energia elétrica de baterias. Geralmente, são recomendas para locais como depósitos, galpões, almoxarifados e câmaras frigoríficas, por exemplo. Ou seja, locais abrigados da chuva.
Diferentemente das elétricas, as empilhadeiras à combustão são movidas a gás liquefeito. Portanto, possuem maior capacidade de carga em relação as demais empilhadeiras. Porém, emitem fumaça e gases poluentes, o que pode ser bastante desvantajoso em locais fechados e a longo prazo.
Para as operações de grande escala, como em portos, vemos as empilhadeiras portuárias. Estas, são capazes de transportar Containers inteiros, carregando e descarregando navios, capazes de transportar diversas toneladas de mercadorias de uma vez só.