Quem diria que uma ceifadeira debulhadora puxada por cavalos nos campos de cereiais californianos do final do século XIX se transformaria numa das marcas industriais de maior sucesso de todos os tempos?!
Se não fosse os esforços inovadores dos americanos Benjamin Holt e Daniel Best e a posterior fusão das empresas Holt Manufacturing Company e a CL Best Tractor Company em 1925, não teríamos a menor ideia do significado deste pequeno símbolo: CAT num típico amarelo e preto!
Hoje a Caterpillar é uma gigante do setor de maquínas e equipamento. Fatura algumas dezenas de bilhões de dólares, operando em mais de 200 países com 110 fábricas e mais de 105.000 funcionários. Detalhe: somente a sua marca “guarda-chuva” (a CAT) teve valor estimado de 4,704 bilhões em 2010!
Apesar do reconhecimento como marca tradicional, forte e icônica, é bem verdade que até pouco tempo atrás a CAT não ousaria lançar uma campanha de ADs para divulgar um video no YouTube, mesmo porque seria um esforço inútil para vender máquinas e equipamentos!
Hoje esta realidade está mudando e rapidamente. E graças a uma bem-sucedida estratégia de branding liderada por Renee Richardson, lídel mundial de marketing de marca. O fato é que muito provavelmente não seja mais preciso trabalhar numa indústria com dezenas de empilhadeiras “amarelinhas” circulando na fábrica, nem tampouco visitar uma mina distante para se deparar com um caminhão gigantesco com pneus “surreais” de 3 metros de altura para já ter ouvido falar da Caterpillar…
Segundo Renee, mesmo tratando-se de B2B, é muito importante a interação do consumidor para contribuir para o crescimento da marca. E isto pode se dar basicamente de 2 formas: primeiro atraindo o engajamento de futuros empregados que terãom cada vez mais empolgação ao utilizar diretamente os produtos da marca como botas e smartphones. Em segundo lugar encontram-se aqueles potenciais clientes nas indústrias que quando pequeno tiveram brinquedos CAT e desenvolveram uma verdadeira paixão pela marca! Acreditem, nestes casos nem adianta o concorrente argumentar…
Independente do alvo estratégico, o fato é que as campanhas digitais criadas pelo seu time de brand marketing estão “caindo como uma luva” para fortalecer ainda mais a imagem dos produtos que são reconhecidos pela qualidade superior, confiabilidade inigualável, durabilidade, facilidade de manutenção, reparo e suporte.
Um exemplo foi a série de videos lançados no YouTube em que as máquinas duelam num jogo de “durabilidade” chamado Jengo, fazendo travessuras tais como a travessia de uma carregadeira multi-terreno de 4 toneladas através de uma passarela formada de 600 smartphones CAT que permanecem intocáveis! E, claro, foi um sucesso com milhões de views e milhares de curtidas e compartilhamentos.
Os resultados esperados por Richardson, apesar de intagíveis e muito difíceis de se medir, começaram a aparecer rapidamente através do feedback de vendedores que tem sido muito positivo, sem falar do incremento das vendas dos produtos promocionais CAT que já representam cerca de US$ 950 milhões ao ano para a empresa.
Pois bem. Nesta abordagem centrada no consumidor, a Caterpillar está agora presente no cotidiano das pessoas para ir ao trabalho, passear, praticar esportes, viajar e muito mais… O fato é que os produtos promocionais que nasceram na década de 80 somente para ajudar a divulgar a marca acabaram virando uma grife de prestígio.
Um digno case de brand awareness que irá ajudar a perpetuar a marca das “lagartas” (origem inglesa do nome Caterpillar). Sim, o homem mimetizando a natureza! E diz a lenda que foram elas que inspiraram o movimento que mudaria o conceito de locomoção das máquinas de grande porte…
Autoria por superflexpneus.com.br
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Para saber mais:
https://www.caterpillar.com/pt/company/brands/cat.html